Identidade Vocal! Beneficiando-se das Referências Musicais

 

Como se Beneficiar das Referências Musicais, para ter sua própria Identidade Vocal

 

Olá Pessoal!

Neste vídeo, falo um pouco a respeito das minhas inspirações e referências dentro da música e o quanto isso foi bom para minha jornada no mundo artístico! Quero saber também, o que vc tem escutado e quais são suas referências musicais.

Existe uma questão muito importante e séria que faz toda a diferença em nosso universo musical da voz falada ou cantada, que é o ouvir. Ouvir em todos os sentidos… não somente escutar. Saber diferenciar as sílabas, as alturas, durações, timbres, etc…

Precisamos ouvir e diferenciar as inúmeras possibilidades de produção sonora com a voz, não simplesmente estar com nossa condição fisiológica saudável e exames de audiometria em dia, mas sim estar aberto a todas as possibilidades sonoras e o significado delas. Isso diz respeito a melodias, canções e tb palavras, perceber o que cada uma delas pode carregar, no que se refere a sentimentos, intenções, ou ainda o que está subliminarmente inserido.

O que vc tem escutado? Onde vc busca inspiração pra se tornar um cantor?
Pesquisem cantores de outras décadas, onde havia espaço pra boa música nas rádios e TVs, do Brasil. Sejam mais receptivos ao que um dia, foi feito com tanto amor e não apenas por dinheiro.

Hj, infelizmente, quase tudo que a mídia nos apresenta, não é referência pra se tornar um bom cantor.

Toda essa discussão nos leva a levantarmos algumas questões: Estamos atentos à nossa percepção auditiva no nosso dia-a-dia? Temos consciência do quanto nossa audição é importante para uma boa convivência e qualidade de vida? Será que compreendemos que para um bom resultado de trabalho vocal precisamos ter a percepção auditiva melhor estimulada?

Seja nacional ou internacional, no que se refere a linguagem; seja instrumental ou apenas vocal, o importante é buscar por artistas que deixaram uma msg verdadeira e que consolidaram suas carreiras cantando o que acreditavam e não o que poderia se tornar moda!

Bora OUVIR boa música, sem preconceitos? Isso, com certeza, vai fazer diferença para formação de sua identidade vocal.

 

Bjka e até sempre.

Boa sorte e sucesso!

Iara Negrete

 
Conheça nosso Aplicativo para Celular.

Assine nosso canal no Youtube.

Curta nossa página no Facebook.
 

Identidade Vocal! Beneficiando-se das Referências Musicais
5 (100%) 4 votos

18 Comentários

  1. Herley Nunes

    Eu gosto muito de ouvir o Black Music Gospel, como o raiz coral e Kirk Franklin se tive alguns cantor para me sugerir estou adorando suas aulas são demais!!!

    Responder

    1. Você gosta de música gospel americana? Já conhece Take6 e Boys II Men? Boas pedidas, pra quem curte black music e melismas bem feitos. Bjka 🙂

      Responder

  2. Grande Iara,

    Sou um amante da nova MPB e música negra brasileira, portanto ouço bastante Pedro Mariano, Jorge Vercillo, Jair Oliviera, Ed Motta e outros. E trazendo um pouco das referências internacionais, ouço bastante Michael Buble e Jamie Cullum.

    Parabéns pelo trabalho.
    Estou realmente muito curioso e interessado em conhecer seu curso on-line.

    Grande beijo no teu coração.

    Responder

    1. Olá Renato, bommmmmm gosto hein? Referências pra lá de boas. 😉 Obrigada pelo carinho e fique a vontade pra ver o vídeo de lançamento do curso. É um pouco longo, mas tem muita história, depoimentos e explicações que valem a pena saber. Bjka 🙂

      Responder
  3. Gislaine

    Olá Iara,
    Estou passando pra deixar um comentário, pois estou amando todas as dicas que vc nos oferece. Acredito que estou ganhando muito conhecimento, obrigada por nos dar esse privilégio! Vc está de parabéns sempre! Quanto aos artistas em quem me inspiro Nacionais: Ana Carolina, Zé Ramalho, Tom Jobim, Kid Abelha e Roupa Nova; já os internacionais resume-se muito ao pop e rock: Madonna, Bon Jovi, U2. Encontro um pouco de resistência para ouvir certos tipos de músicas, mas como vc deu bons conselhos sobre treinar nossos ouvidos, estou aberta a sugestões.
    Um grande abraço, e mais uma vez, parabéns.

    Responder

    1. Ah que linda, obrigada pelo carinho Gislaine! legal saber de suas referências e elas são muito boas, por sinal. Bjka e se abra pra novos sons e estilos, pois faz bem conhecer e tirar o melhor de cada estilo. 🙂

      Responder
  4. Daniel Oliveira

    Iara, eu amo música pop,eletronica,dance, músicas que agitem. Meu sonho é ser cantor porém, é um pouco dificil para os meus pais pagarem Aulas de canto para mim,então busquei pela internet aulas que me ajuda-se a aprender a cantar bem e eu conseguir lhe encontrar. Amo seus videos,estou acompanhando a pouco tempo, mas tenho certeza que irá me ajudar. Parabêns pelo excelente trabalho,obrigado e bjs.

    Responder
  5. Dulciléa

    Olá Iara, me identifiquei muito com suas palavras Na verdade só não curto o FUNK. Não canto tão bem hoje por esse probleminha de fenda, mas tenho um bom ouvido. Amo música sabe, essas que te trazem uma história, emoção, simplesmente mergulho. Tenho uma preferência por bossa nova, MPB e Gospel, mas te confesso, meu grande sonho era poder cantar ÓPERA, verdade! Acho lindo, me emociona demais. Já gostei e cantei muito sertanejo,hoje é raro. Duas cantoras que eu admiro muito, pelo canto, Suellen Lima e Raquel Mello, e cantores Agnaldo Rayol e Jerry Adriani. Tem vários na verdade, mas esses quatro, eu paro tudo que estiver fazendo para prestar a atenção. Ah, não posso deixar de citar Reinaldo e Liriel, sem palavras… Amo a interpretação da Fafá de Belém, a vozinha inconfundível da Wanderléia, Nana Caimi… Grande abraço.

    Responder
  6. Mecky Jesus

    Sou bem ecletico, mas meu estilo e procuro novidades é no soul embora não encontro muitas nesse estilo então vou ali beirando o pop também

    Responder
  7. Dulciléa

    Gosto de todo tipo de música, só não curto o FUNK, tenho preferência por MPB, bossa nova e gospel. Gosto de músicas que tem uma história, uma mensagem… Cantores que admiro Nelson Gonçalves, Jerry Adriani, Agnaldo Rayol, o Vocalista do Jota Quest, ne sei o nome do cara, mas adoro. Cantoras Suellen Lima, Raquel Mello, Fafá de Belém, Ana Carolina. Esses são os que mais curto que me vieram a cabeça agora, mas são vários. Meu sonho era cantar OPERA, verdade! Amo, acho lindo, emocionante, profundo, então não posso deixar de citar Rinaldo e Liriel. Não sou cantora, canto em casa e as vezes na Igrela, mas desde menina, canto todos os dias. É o que mais amo na vida. Beijão.

    Responder

    1. Acho que estamos com gostos parecidos Dulciléa 🙂 Funk, tem que ser muito bom pra que eu consiga ouvir. Claudinho e Bochecha até dava pra encarar né? rsrsrs
      O vocalista do Jota Quest é o Rogério Flausino! Mas não cantar profissionalmente, não quer dizer que vc não seja cantora. Apenas não exerce como profissão! Tem muito gente boa no anonimato e quem sabe, vc seja uma delas né? Bjka amada!

      Responder
  8. Romer Vitor

    Olá… tenho curtido muitos seus vídeos, um trabalho realmente bem estruturado e com credibilidade…. Eu tb sou muito eclético, escuto diversos estilos e nacionalidades diferentes, mas as mais ouvidas sao Beyonce, Christina Aguilera, Jessie J, Ariana Grande, Whitney Houston…. todas nesse estilo mais Black; não sei se estou errado, mas tenho costume de ouvir mais musicas soladas por mulheres, por conseguir cantar uma oitava a baixo do tom original, por esse motivo quase nao escuto muitas musicas soladas por homens, pela dificuldade de alcance! Obrigado pelos vídeos… Abraço

    Responder

    1. Olá amado, obrigada pelo carinho e seja bem-vindo! Quanto a escutar vozes femininas, td bem, porém, isto não pode ser algo determinante para que vc cante numa tonalidade adequada. Vc pode escutar músicas masculinas e transpor as tonalidades. Existem programas que fazem isso (Winamp) acredito! 0.o Bjka #tmj

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *